sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Empresa usa crowdfunding para criar GPS exclusivo para bicicletas

Praticamente indispensáveis em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em qualquer outra metrópole inundada de veículos, os aparelhos de GPS e aplicativos de geolocalização se tornaram um bocado corriqueiros para os motoristas, um acessório quase tão essencial quanto o cinto de segurança. Mas... e as bicicletas? Por que ninguém ainda criou um gadget para os ciclistas enfrentarem o trânsito e descobrirem novos caminhos? Foi com essa pergunta na cabeça que os empreendedores Piet Morgan, Laurance Wattrus e Raveen Beemshingh criaram o Hammerhead Navigation, um aparelho que promete ser uma mão na roda para quem anda de bicicleta – sem trocadilhos.
A ideia principal por trás do produto é que o ciclista nunca tenha que tirar os olhos da rua para ter indicações sobre o seu caminho. Simples e elegante, o Hammerhead Navigation é um aparelho na forma de um “T”, com três fileiras de LEDs coloridos (um do lado direito, outro do lado esquerdo e um bem no centro). Ele deve ser acoplado no guidão da bicicleta. Um aplicativo para smartphones criado pela própria empresa, gratuito para iOS ou Android, mostra as melhores rotas para ciclistas nas principais capitais do mundo. E via Bluetooth, esse app manda as informações necessárias de navegação para o gadget – se for preciso virar à direita em uma rua, por exemplo, os LEDs da direita piscam. A fileira de LEDs do centro do aparelho mostra a distância até chegar na curva.
O Hammerhead Navigation está em processo de crowdfunding no site Dragon Innovation.  Custa 75 dólares – se a empreitada der certo, os responsáveis pelo projeto prometem entregar em maio do ano que vem.

Nenhum comentário: