segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Em PE, motoristas de ônibus viram ciclistas por um dia em treinamento

Supervisionada por associação de ciclistas, ação visa evitar acidentes.
VEJA VÍDEO: 


Motoristas de ônibus sentiram os riscos que um ciclista passa no trânsito.

Um treinamento de uma empresa de ônibus colocou os motoristas de coletivo para sentir na pele a sensação de perigo que um ciclista corre no trânsito da Região Metropolitana do Recife. Coordenada pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), a ação simulou situações de risco de bicicletas andando entre motos, carros, pedestres e ônibus.
O motorista Fábio André Xavier virou ciclista por um dia e por pouco não sofreu um acidente com um ônibus [veja vídeo ao lado]. "Eu já esperava que o ônibus fosse passar, mas mesmo assim encarei. Fechei os olhos, [senti o] aceleramento cardíaco, fiquei um pouco trêmulo no guidão", afirmou. Para ele, o condutor do veículo deve respeitar outros meios de locomoção, como as bicicletas. "Acima de tudo, [o motorista] é um profisisonal, para transportar com consciência e levar cada usuário ao seu destino com segurança", explicou Xavier.
O treinamento foi planejado pelo setor de desenvolvimento pessoal da empresa. Uma ação para sensibilizar e evitar acidentes com os ciclistas nas ruas. "A gente tem assistido nessa região toda um acréscimo de bicicletas na rua, e a gente vem sentindo a necessidade de capacitar a equipe para esse novo cenário. Para a gente, tanto cordialidade no trânsito como segurança é valor essencial", disse a a diretora de desenvolvimento pessoal da empresa, Amélia Leite.
Cristiane Crespo, representante da Ameciclo, explica que, em situações de risco no trânsito, o ciclista deve ter prioridade por estar mais exposto a acidentes. "Um veículo a 40 quilômetros chega a matar em colisões com ciclistas e pedestres, há 50% de fatalidade", disse.

Nenhum comentário: