Mostra com entrada franca pode ser vista no Instituto CPFL em São Paulo


Exposição sobre o legado de Da Vinci agenda visitas para escolas
Poucos projetos concebidos pelo prolífico gênio renascentista Leonardo Da Vinci foram construídos durante sua vida: o italiano, afinal, era um homem à frente de seu tempo. Se destacando em diversas áreas do conhecimento - da pintura à botânica, da engenharia à anatomia humana -, o polímata planejou modelos de paraquedas, tanques e escavadeiras muitos anos antes desses aparatos tomarem forma. Dentre ideias que inspiraram objetos utilizados atualmente até planos hoje defasados, uma exposição exibe a partir desta sexta-feira, em Campinas (SP), protótipos baseados em estudos de Da Vinci.
A mostra “O Legado de Leonardo Da Vinci” apresenta peças cujo conceito se reflete em veículos utilizados quase cinco séculos após sua morte, como a asa-delta e a bicicleta - rudimentares na época de sua concepção, porém muito semelhantes aos modelos ainda fabricados. Propostas máquinas de guerra também aparecem, como um carro-metralhadora e um canhão giratório. Outros veículos, como uma máquina voadora e um barco com pás, também foram fabricados a partir dos estudos e desenhos. A maior parte das peças foi construída em tamanho natural.
A exposição apresenta ainda seis protótipos inéditos, que ainda não haviam sido desenvolvidos por iniciativas semelhantes - nem mesmo fora do Brasil. O carro cortador, a balestra, a ponte giratória, o inclinômetro, bate-estaca e a serra hidráulica têm um nível de excelência que não se encontra nem mesmo na própria Itália, segundo o Instituto Vinciano Italiano, responsável pela curadoria da exposição em Campinas. As peças são acompanhadas de painéis com reproduções de obras do artista, como a "Última Ceia". 
Serviço
O quê: Exposição “O Legado”
Local: Galeria de Arte – Instituto CPFL Cultura.
Endereço: R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera – Campinas – SP
Data: 20 de setembro a 20 de outubro de 2013
Horários: terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo até às 16h
Entrada: gratuita

Terra