quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ciclista percorre mais de mil cidades do Brasil e termina desafio em Palmas

José Nilton afirma que percorreu 59.498 km durante os quatro anos da aventura. Ao todo, o ciclista passou por 1.931 municípios do país
O metalúrgico José Nilton Brito, de 55 anos, finalizou nesta quinta-feira (5) o seu sonho de percorrer todo o Brasil. Durante os quatro anos de viagem o ciclista passou por 1.391 municípios, sendo que toda a jornada foi feita em cima de uma bicicleta. De acordo com o ciclista, o sonho de percorrer o Brasil surgiu quando ele ainda tinha 18 anos, assistindo a um documentário.

- O documentário, que eu assisti em 1976, mostrava um casal que viajava por toda a África, mas eles estavam de carro, então eu disse 'vou fazer isso aqui no Brasil, só que de bicicleta' - diz o metalúrgico.

Os anos foram passando, mas José nunca esqueceu o sonho de percorrer o país com sua bicicleta. Quase 40 anos depois, mesmo casado e com filhos, o ciclista resolveu dar início ao projeto e para iniciar o percurso escolheu a capital do Tocantins, Palmas.

 Comecei por Palmas, porque é o centro geodésico do Brasil. Eu sempre disse para minha mulher e meus filhos que eu ia fazer isso, mas acho que eles nunca acreditaram, só quando eu disse ‘estou indo’ foi que eles perceberam que era de verdade - conta.

Depois de passar por todas essas cidades, quando chegar em casa José Nilton terá muitas histórias para contar.

- Em cada cidade eu conhecia pessoas com costumes diferentes. Eu nasci em Pernambuco e moro em Campinas e o Brasil é realmente um lugar lindo e com muitos tipos de cultura - afirma o ciclista.

De acordo com José Nilton, durante os quatro anos de pedalada ele percorreu 59.498 km e empurrou a bicicleta por cerca de 1.405 km. As distâncias foram registradas através de um GPS (sistema global de posicionamento). O ciclista retorna para casa, em Campinas-SP, nesta sexta-feira (6).
http://esporte.surgiu.com.br/noticia/108208/ciclista-percorre-mais-de-mil-cidades-do-brasil-e-termina-desafio-em-palmas.html

Nenhum comentário: