terça-feira, 3 de setembro de 2013

150 ciclistas participam da Copa Inconfidência Mineira de Ciclismo em Uberlândia

 Repórter
Cerca de 150 ciclistas participaram, neste domingo (1º), da Prova Inconfidência Mineira de Ciclismo, válida pela 5ª e 6ª etapas da Copa Uberlândia Futel de Ciclismo. Realizado pela primeira vez em Uberlândia, a tradicional prova acontece em Belo Horizonte, desde 1947 e reuniu atletas de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e São Paulo. Uma parceria entre o Velo Clube de Uberlândia e a Federação Mineira de Ciclismo (FMC), possibilitou a realização da competição nas ruas do Centro da cidade em um percurso de 1,4 km, com largada na praça Tubal Vilela. A prova foi dividida em sete categorias.
Kenner Cristiano da Silva foi o vencedor da categoria Elite, ao terminar em primeiro lugar, após uma hora e meia de competição. O favorito Douglas José Luiz Neto ficou em segundo e Rafael Mesquita, em terceiro. Os dois primeiros ganhadores são de Uberlândia e o terceiro é de Catalão (GO).
Atletas que participaram da 1ª edição da competição em Uberlândia (Foto: Paulo Augusto)
Atletas que participaram da 1ª edição da competição em Uberlândia (Foto: Paulo Augusto)
Silva disse que a prova foi desgastante devido ao tempo seco e a necessidade de hidratação do esportista. Ele lembrou que a equipe de Uberlândia se uniu em busca da vitória. “Trabalhamos muito para trazer a vitória para Uberlândia.” Para o segundo colocado, a vitória mostra o potencial da equipe da cidade. “É um orgulho competir na cidade em que nasci, isto demonstra o potencial do ciclismo na cidade e o reconhecimento que deveria ter”, afirmou Douglas Luiz.
Contra Relógio
No sábado (31), foi realizada dentro da competição, a prova de contra relógio – percurso em menor tempo -. As largadas ocorreram na Tenda dos Morenos. Na categoria Elite, Rafael Mesquita foi o primeiro colocado. Ele fez os 14km do percurso em um tempo 19min01.
Prova acontece desde 1947 em Belo Horizonte e pela primeira vez em Uberlândia
Realizado pela primeira vez em Uberlândia, a Prova Inconfidência Mineira de Ciclismo, que acontece em Belo Horizonte desde 1947, levou o ciclismo para as ruas do Centro da Cidade e ajudou na divulgação da modalidade para a população segundo o presidente do Velo Clube do Triângulo, Celso Butina. Ele lembrou que a prova faz parte da comemoração dos 125 anos de aniversário da cidade.
Para o presidente da Federação Mineira de Ciclismo (FMC), Paulo Aquino, a realização da prova na cidade é uma forma de divulgar o ciclismo em outras regiões. “No ano que vem vamos voltar a realizar a prova de Belo Horizonte a Ouro Preto e, em 2015, vamos regionalizar novamente”, afirmou.
O ciclista Gilson Rangel que foi campeão por duas vezes da prova, elogiou a iniciativa e disse que a divulgação do esporte é uma forma de atrair novos atletas para competir nas olimpíadas. “Uberlândia está de parabéns por trazer uma prova deste nível para o Centro da cidade e ajudar na divulgação da modalidade.”
http://www.correiodeuberlandia.com.br/esportes/150-ciclistas-participam-da-copa-inconfidencia-mineira-de-ciclismo-em-uberlandia/

Nenhum comentário: