sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Respeito ao ciclista: necessária repetição do óbvio

Embora Londres seja uma cidade bikefriendly, governo "continua" criando campanhas de respeito a quem pedala

SABRINA DURAN
21/08/2013 10h38 
Transport for London, departamento de transporte da capital inglesa, lançou recentemente uma campanha em vídeo para alertar ciclistas sobre potenciais perigos na rua, e chamar a atenção de motoristas sobre como não colocar ciclistas em risco.
Aqui em São Paulo, a prefeitura também acaba de lançar uma campanha para a TV, rádio e internet com os mesmos objetivos. São quatro vídeos de 30 segundos cada. Todos têm como  "atores" ciclistas urbanos reais.
Assim como a campanha da prefeitura paulista, a produzida em Londres instrui motoristas e ciclistas para medidas de segurança a serem tomadas. O Transport for London, em seu vídeo com mais de três minutos, chega ao detalhe de  alertar o ciclista sobre motoristas e passageiros que abrem a porta dos carros sem olhar quem vem atrás.
O mais interessante da campanha londrina não é o didatismo das explicações, a riqueza dos detalhes e nem a qualidade das animações, mas o fato de que, mesmo Londres sendo uma cidade com ótima infraestrutura para ciclistas, com leis rígidas, fiscalização e punição exemplares, além de tradição no uso de bicicleta como meio de transporte, o governo "ainda" se empenha em produzir campanhas públicas para educar motoristas e ciclistas e melhorar a relação entre eles. É um círculo virtuoso em que a criação da infraestrutura cicloviária estimula o uso da bicicleta, que demanda campanhas educativas, que encorajam mais pessoas a pedalar, demandando mais infraestrutura e mais campanhas educativas e assim até, quem sabe, a cidade tornar-se uma Copenhagen (Dinamarca), referência mundial de cidade ciclável.
Esta campanha de Londres deixa algo muito claro: não importa quão avançada seja uma sociedade no uso da bicicleta como meio de transporte, será sempre necessário repetir o óbvio para garantir o respeito a quem pedala nas ruas.

Nenhum comentário: