quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ciclistas apontam problemas e pedem mudanças em ciclovia na Pampulha


Ciclistas denunciaram ontem, em audiência da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, as más condições das ciclofaixas da região da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.
Eles também reivindicaram que a via para bicicletas seja de mão única e sem blocos de concreto e olhos de gato, usados para separar a pista para carros.
De acordo com o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas, a dificuldade para implantar essas sugestões é que os ciclistas que utilizam o entorno da lagoa têm necessidades e interesses diferentes. “Há os que estão ali para lazer, os que usam a bicicleta como transporte e aqueles que são ciclistas de alto desempenho”, explicou.
Segundo ele, os dois primeiros grupos precisam ter prioridade. Por isso, a ciclovia de mão única é inviável.
“Não podemos forçar as pessoas a darem a volta completa na lagoa. As famílias vão passear e precisam poder voltar a qualquer momento”, afirmou. Freitas acrescentou que a BHTrans estuda medidas para tornar a ciclovia mais segura. “Mas as propostas não atenderão os atletas de alto rendimento. Para estes, já estamos tentando negociar outro espaço, também na região da Pampulha”, explicou o diretor da empresa
de trânsito e transporte.
Diversos ciclistas prepsentes pediram o uso da palavra no fim da reunião. Eles denunciaram problemas na
ciclovia e relataram acidentes. Muitos não eram atletas profissionais e destacaram que eles também não são
atendidos pela forma como a BHTrans cuida da via.
O presidente da Liga Mineira de Ciclismo, Demerson Gomes, afirmou que não há conflito de interesses entre diferentes grupos de ciclistas.
“Os atletas de alto rendimento trabalham durante o dia e treinam à noite, não nos fins de semana, quando a Lagoa é frequentada por pessoas que usam bicicletas apenas como lazer”, detalhou.
Também foi contrário à posição da BHTrans o deputado Gilberto Abramo (PRB), que solicitou a reunião. Para ele, não existe outro lugar em Belo Horizonte que poderia comportar os atletas de alto rendimento. “A Lagoa é o local que oferece condições para os treinos e é lá, historicamente, que os atletas vão. As ciclofaixas precisam atender a todos”, disse.
Os deputados Anselmo José Domingos (PTC) e Ivair Nogueira (PMDB) destacaram a importância de se discutir o tema.

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=cb38d69969&view=att&th=140c4c5f3b3d324a&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8jJNeZSP0m7BX0ef7Nhnat&sadet=1377693256827&sads=2irpg_0vmW0J6v6oigUVB3IMAAs&sadssc=1

Nenhum comentário: