terça-feira, 2 de julho de 2013

ESPANHA INAUGURA UNIVERSIDADE POPULAR DA BICICLETA

Em Barcelona, na Espanha foi inaugurada ontem, a Universidade Popular da Bicicleta. O primeiro órgão acadêmico do mundo que tem as bikes como temática principal vai realizar um curso de quatro dias, debatendo importantes questões relacionadas ao modal sustentável e à mobilidade urbana em diversas áreas.
Barcelona-en-bicicleta
Na cidade catalã, a bicicleta é um meio de transporte, que além das facilidades e de ser um meio de transporte alternativo, tem também as suas regras e leis de trânsito. Tamanha é a importância da bike, queo projeto foi criado pela Rede de Cidades de bicicleta, e a iniciativa de caráter acadêmico surgiu pela falta de formação específica na área do ciclismo urbano. Assim, o público-alvo são os jovens que estão em busca de uma formação nesta área, além de professores que desejam incorporar o modal sustentável como ferramenta de aprendizado nas salas de aula e empreendedores que procuram conhecer o potencial das bikes como oportunidade de negócio.
Ao longo do primeiro curso, chamado de UniBici, os alunos participarão de debates sobre temas relacionados às bicicletas nos grandes centros urbanos – será abordada a relação das bikes com as redes sociais, perspectivas de trabalho, cicloturismo e outros assuntos. Além disso, durante as aulas serão apresentadas pesquisas recentes sobre o avanço do uso da bicicleta ao redor do mundo – seja como meio de transporte, modalidade esportiva, negócio ou diversão.
Como um dos propósitos da Universidade Popular da Bicicleta é fomentar a criação de novas áreas de trabalho no ramo do ciclismo, os cursos também vão priorizar o acesso de desempregados. Assim, a matrícula do curso custa dez euros e dá direito a um quarto durante a semana. Além disso, cada refeição na universidade popular custa cinco euros.

Nenhum comentário: