terça-feira, 11 de junho de 2013

Veículo com sistema de detecção de ciclistas e pedestres

Sistema de detecção de ciclistas da Volvo
Sistema de detecção de ciclistas
Veículos automotores e pedestres estão cada dia mais lado a lado nas ruas de grandes metrópoles mundo a fora.
Pensando nisso, a montadora sueca, Volvo, desenvolveu um sistema especial de detecção de ciclistas e pedestres, onde o veículo freia automaticamente ao detectar movimentos arriscados e bruscos de ciclistas e pedestres que trafegam pelas ruas.
Essa grande novidade será apresentada neste final de semana (17), no salão do automóvel de Genebra e estará disponível nos modelos V40, S60, V60, XC60, V70, XC70 e S80 a partir de maio.
A marca, que sempre mostrou preocupação com a segurança de motoristas e pedestres, já havia lançado (2012) um modelo de veículo com Air Bag para pedestres. Agora inova mais uma vez com esse sistema de segurança ainda mais completo, que servirá para proteger motoristas, pedestres e ciclistas.
A Europa já se notabilizou por valorizar a bicicleta como meio de transporte oficial de seus cidadãos. Os investimentos em infraestrutura são muito grandes e com isso, o número de ciclistas cresce a cada dia. Justamente por isso, as montadoras estão tendo a “obrigação” de desenvolver e evoluir em conjunto com as condições impostas por projetos ousados de mobilidade urbana.
Segundo a montadora Volvo, idealizadora do projeto, metade dos ciclistas mortos em acidentes na Europa, tem envolvimento direto com veículos automotores e por isso foi fundamental a criação deste mega projeto.
O sistema funciona da seguinte forma: Um radar foi instalado na grade frontal dos veículos e uma câmera de alta resolução na frente do espelho retrovisor interno, ambos interligados através de um controle central. A tecnologia é tão grande que a câmera é capaz de identificar a distância e o tipo de objeto que está em perigo, mesmo estando em movimento. Ao detectar um ciclista e/ou pedestre realizando manobra arriscada a frente do carro, o sistema de freios é acionado imediatamente e acontece a frenagem total do veículo, preservando assim a vida de todos os envolvidos na situação.
É de novidades assim que o mundo precisa,
Novidades como essa servem para contribuir com a harmonia no trânsito de grandes cidades, harmonia que está sendo cada vez mais ameaçada por motoristas, ciclistas e pedestres irresponsáveis e muitas vezes desligados. É preciso estar ciente que há espaço para todo tipo de veículo, basta que haja respeito entre eles.
Confira o vídeo oficial da Volvo apresentando a tecnologia.

fonte:http://blog.polario.com.br/veiculo-com-sistema-de-deteccao-de-ciclistas-e-pedestres/

Nenhum comentário: