terça-feira, 4 de junho de 2013

Programa "Mais Você" acompanha ciclista e suas dificuldades no RJ


As partes da reportagem "in loco" eu gostei, pois tanto o ciclista como o ciclo-reporter não falam com terrorismo sobre as dificuldades em áreas que não tem qualquer infra para ciclistas, e demonstram bem que esse não é o maior problema. Como todos sabemos, o pior é a falta de educação. Há um trecho onde um motorista de ônibus (como 99% dos profissionais do trânsito) diz claramente que a "lei manda o ciclista pedalar na faixa de pedestre". 

Enfim, tirando as bobagens que a Ana Maria Braga sempre insere nos comentários, para destruir materiais até bem feitos pela sua equipe, dá pra tirar coisas boas da matéria. A parte "cômico-trágica" é a Ana Maria tentando subir numa bike-elétrica-dobrável-conceito de US$3.500,00, de salto alto e vestido... Fico pensando quem foi o gênio da produção do programa que aprovou isso, em vez de mostrar uma bike dobrável "real", utilizada em modo crescente por aqui.

Mostra também o desafio das grandes cidades em prover infra-estrtura não apenas "no centro" ou "zonas nobres", mas também nas periferias e bairros mais pobres, onde se concentram a maioria dos ciclistas e que também são aqueles ciclistas que nem fazem ideia dos movimentos de apoio ao uso da bicicleta.

Abraço!
Vinícius Mundim Zucheratto e Figueiredo

Nenhum comentário: