terça-feira, 18 de junho de 2013

LUCAS KAUFMANN E RAÍZA GOULÃO VENCEM A SEGUNDA ETAPA DA COPA ALE/LM BIKE INCONFIDENTES DE MTB E COPA SHIMANO/PREMO DE AMADORES







Competição reuniu mais de mil pessoas neste domingo, no Pesque e Pague Campestre, em Itabirito, Minas Gerais

Raça, dedicação e técnica fizeram parte da segunda etapa da COPA ALE/LM BIKE INCONFIDENTES DE MTB E COPA SHIMANO/PREMO DE AMADORES. A competição aconteceu neste domingo (16), no Pesque e Pague Campestre, em Itabirito (MG).  No formato XCO, a prova reuniu cerca de 270 bikers de todo o país. O suíço Lucas Kaufmann (Focus/Oce Traning Team) venceu com folga e garantiu o primeiro lugar do pódio. Já Raíza Goulão (Soul Moovi Taschibra/ Ortholine Honey Stinger), da cidade de Pirenópolis, foi a grande campeã da categoria Elite Feminino.

O grande palco da disputa foi o Pesque e Pague Campestre, local que já faz parte da história do evento e que faz bastante sucesso entre os atletas. Com um circuito técnico, rápido e uma bela paisagem, a competição atraiu aproximadamente mil pessoas. “Os atletas gostam de correr no Campestre porque é um lugar que agradável, familiar e que contém uma das melhores trilhas de mountain-bike de Minas Gerais”, frisa Eduardo Soares, organizador da competição.

A pista, de 6 km de extensão e com 172 metros de ascensão por volta, mesclou subidas técnicas com descidas rápidas, o que agrada atletas profissionais e amadores. A competição valeu pontos para os rankings mineiro e brasileiro de ciclismo.

A prova

A primeira largada, com os atletas da Copa SHIMANO/PREMO de Amadores aconteceu às 8h, com intervalos de dois minutos para cada categoria e na seguinte ordem: Expert, Cadete, Veterano, Feminino Sub-30 e Feminino Over 30.

A segunda largada foi às 10h, com os atletas que participaram da Copa ALE/LM BIKE Inconfidentes. Os organizadores alinharam os bikers da seguinte forma: Máster 30-35, Máster 35-40, Máster 40-45, Máster 45-50, Máster 50-55, Máster 55-59, Sub-17, Sub-15 e Sub-13.  
Por fim, a terceira largada aconteceu às 12h40, com os atletas da categoria Elite Masculino, Junior, Elite Feminino, Sub-30 e Sub-23. Assim como na prova de amadores, os intervalos entre cada categoria foram de dois minutos.

O número de voltas varia de acordo com as categorias. Deram três voltas os atletas das categorias Expert, Cadete, Sub-17, Máster 45-50 e Máster 50-55. Já as categorias Veterano, Feminino Sub-30, Feminino Over 30, Sub-15, Máster 55-59, Over 60 e PNE deram duas voltas. Deram uma volta na pista a categoria Sub-13. Elite Masculino completou cinco voltas no circuito, com um start-loop, e as demais categorias correram quatro voltas.

As crianças também puderam se divertir na pista. Os pequenos atletas disputaram na categoria Mirim do evento. O objetivo da provinha é estimular o contato da criança com o esporte e incentivar o futuro do mountain-bike brasileiro. No final, todos subiram no pódio para ganhar as suas medalhas e brindes. 

Disputa

A disputa na categoria Elite Masculino foi definida desde a primeira volta. Lucas Kaufmann (Focus Oce Racing Team) largou bem e liderou toda a competição. O circuito técnico é uma das especialidades do atleta, que dominou a pista sem dificuldades.  “A pista é muito bacana e uma das melhores que eu conheço. Gosto de pistas técnicas. O tempo estava seco e foi um pouco difícil pegar o ritmo, mas no final deu certo”, conta.

A Elite Feminina mostrou toda a sua técnica e alto nível na pista.  A largada foi emocionante, com disputa de guidões. Raíza Goulão saiu na frente e manteve a liderança até o fim, garantindo o primeiro lugar do pódio. “A organização está de parabéns. É uma ótima prova, com pista excelente. A largada foi bem cheia, mas consegui impor minha força e conquistar a vitória”, diz a atleta. Outro destaque da prova feminina foi Érika Gramiscelli, que começou a primeira volta em 4º lugar e conseguiu ficar com a vice-liderança, definida apenas na última volta.

Ações

A competição contou com diversas ações dos patrocinadores. A Exceed, suplemento oficial da prova, forneceu barrinhas de proteína e isotônico aos bikers, que puderam renovar suas energias em uma tenda de hidratação.

A LM Bike movimentou o público. Pouco antes dos atletas subirem ao pódio, a empresa fazia uma gincana relâmpago. Quem fosse mais rápido e apresentasse algum componente da bicicleta com uma das marcas distribuídas pela empresa ganhava um kit recheado de brindes.
Mais uma vez, os atletas concorreram a um final de semana grátis, com direito a acompanhante, na Casa da Serra (Cabana do Lapinha). O lugar é paradisíaco e relaxante. Foi feito um sorteio eletrônico e quem levou o prêmio foi o atleta Carlos Alberto Fernandes Olímpio, da categoria Sub-23.

Outro sorteio, no mesmo modelo, foi realizado. O prêmio era um suporte de parede para bicicleta da Micci Criativa. O vencedor foi o atleta Leonnardo Botelho, da categoria Sub-30.

Premiação

Os vencedores foram contemplados com medalhas, brindes da Curtlo, LM Bike, Shimano, Premo Construções e Empreendimentos, Scott, Ale Combustíveis e VO2Max. A prova terá a sua terceira e última etapa, no dia 4 de agosto, no Pesque e Pague Campestre (Itabirito/MG), no formato maratona.

A Copa ALE/LM BIKE Inconfidentes e Copa SHIMANO/PREMO de Amadores também tem o patrocínio da Ale Combustíveis, VDL Siderurgia, Prefeitura de Itabirito. Apoio da Ozmo, Água Mineral Ingá, Nerea, Silque.com, Saae, Pesque Pague e Pousada Campestre, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Mineira de Ciclismo (FMC).

Os demais resultados da prova você confere no site www.copainconfidentes.com.br.

Mais informações:
Informações para a imprensa:
Larissa Borges – (31) 9792-7360

Nenhum comentário: