quarta-feira, 12 de junho de 2013

Estudantes da Anhanguera de Taubaté desenvolvem bicicleta coletora de material reciclável

Objetivo do projeto é contribuir com a geração de renda para os catadores, além de colaborar com a preservação do meio ambiente
Os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Faculdade Anhanguera de Taubaté (unidade 2) desenvolveram uma Bicicleta Coletora de Materiais Recicláveis. A iniciativa visa colaborar com o sustento dos coletores de papel, alumínio, sucatas, entre outros resíduos.
Para a execução do projeto, os alunos realizaram entrevistas com os catadores para levantar suas necessidades e também tiraram fotos das ferramentas utilizadas por eles. Depois desta etapa, surgiu a ideia de conceber essa bicicleta especial, que contem os utensílios necessários para a coleta dos materiais, além de um espaço para propagandas. Para isso, foi instalada também uma fonte de energia e um alto-falante.
Um dos catadores foi selecionado para colaborar de maneira mais próxima com a realização da experiência. “Foram feitos diversos testes com a bicicleta para garantir a segurança dos coletores”, afirmar o professor Odair de Assis, que acompanhou a execução do projeto. A bicicleta foi entregue em junho, em comemoração a semana do meio ambiente.
“Além dos estudantes colocarem em prática os conhecimentos que adquiriram em sala de aula, eles estão exercitando a responsabilidade social, e isso é muito importante para a formação desses futuros profissionais” comenta a diretora da Faculdade, professora Daniela Baroni.
A Anhanguera de Taubaté (unidade 2) fica localizada na Avenida Charles Schnneider, 585 (Pq. Senhor Bonfim).
http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=30808

Nenhum comentário: