segunda-feira, 13 de maio de 2013

Rio das Ostras se prepara para receber Taça Brasil de Mountain Bike


Rio das Ostras será sede, nos dias 18 e 19 de maio, da Taça Brasil de Mountain Bike, evento internacional mais importante do calendário do ciclismo no País. A partir deste ano, a competição valerá mais pontos para o ranking da União Ciclística Internacional – UCI, uma vez que a pista foi promovida pela entidade para a classe E2. A estimativa é de que cerca de 250 atletas de toda a América Latina participem da competição, realizada pela Prefeitura de Rio das Ostras em parceria com o grupo BikeRO e o Tayra Eco Parque, no Mar do Norte.
De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, Alberto Jorge, o evento servirá para promover a candidatura do município a Zona de Aclimatação para as Olimpíadas. “Rio das Ostras tem todas as condições de ser escolhida. Estamos trabalhando para cumprir todas as exigências das federações. A nossa pista é a única no País homologada pela UCI para a classe E2, o segundo mais alto nível da modalidade”, afirma.
“Com a pista alçada à classe E2, a competição passa a valer mais pontos no ranking brasileiro e mundial. Com isso, atraímos mais atletas de ponta, não somente do Brasil, mas da América Latina”, explica Eduardo Almeida, um dos organizadores do evento e integrante do grupo BikeROs. “Nesta prova, por exemplo, contaremos com a participação da delegação argentina. Normalmente, delegações somente são reunidas para a disputa de competições do nível dos Jogos Pan Americanos para cima. Acreditamos que a vinda deles tem a ver com a qualidade da prova e o nível dos concorrentes”, observa.
Respeito ao ambiente – Um dos grandes atrativos da Taça Brasil de Mountain Bike é a pista construída em Mar do Norte. O traçado foi projetado respeitando o desenho natural do local e qualquer mudança, antes de ser feita, obrigatoriamente passa pela análise da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca. As intervenções e limpeza da área para competições somente podem ser realizados durante três meses no ano. “A pista já é uma referência da modalidade no País. É um percurso exigente, com poucos obstáculos artificiais e que agrada aos competidores”, avalia o atual campeão da competição e líder do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, o ciclista Henrique Avancini, da equipe Caloi Elite Team.
A Taça Brasil de Mountain Bike faz parte do projeto “Rio das Ostras Cidade Bike” que tem por objetivo estimular a prática do ciclismo no município de Rio das Ostras.
Integração com a comunidade – Com o objetivo de difundir o esporte e promover a inclusão dos moradores, a Prefeitura de Rio das Ostras e o grupo BikeROs têm promovido diversas ações em Mar do Norte, onde está localizada a pista que recebe o evento. Moradores têm participado da limpeza da área de prova e atuarão na equipe de apoio nos dias de prova.
Na próxima sexta, 10, os organizadores promoverão uma palestra com informações sobre o esporte para os alunos da Escola Municipalizada Fazenda da Praia. Os alunos participarão de atividades lúdicas e de um concurso de redação e de pintura. Serão entregues seis bicicletas, três em cada categoria, para os melhores colocados.
Um dos objetivos é a criação de uma Escolinha de Mountain Bike, visando atender, principalmente, as crianças de Mar do Norte.
Perfil Henrique Avancini
O atual campeão da Taça Brasil de Mountain Bike, Henrique Avancini, de 24 anos, defenderá o seu titulo. O atleta vive grande fase. Em abril, Avancini, da equipe Caloi Elite Team, conquistou o título da Bundesliga de Munsingen, na Alemanha. Este é considerado o resultado mais expressivo da história do ciclismo brasileiro.  Avancini também é o atual líder do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC da categoria, nove vezes campeão brasileiro.
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Rio das Ostras
(22) 2771-6550 / 2771-6642
www.riodasostras.rj.gov.br
Claudio Santos
Presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro
Rua Barão do Amazonas, nº 284 - Centro - Niterói - RJ
Telefones: (21) 8870-1833 / (21) 8448-6566 / (21) 2707-6700 / (21) 2620-6566 / Radio 120*14997

Nenhum comentário: