quinta-feira, 9 de maio de 2013

As melhores cidades do mundo para pedalar

Por João Lacerda |  |
O índice Copenhagenize de cidades amigas da bicicleta

Pela segunda vez o pessoal do Copenhagenize Consulting divulgou o ranking das melhores cidades do mundo para se pedalar. O Rio de Janeiro subiu no ranking (está em décimo sexto) e aparece em segundo entre as cidades das Américas, atrás de Montreal.
Mais do que um atalho para que as cidades e seus habitantes se vangloriem, o ranking busca apresentar caminhos do sucesso até aqui e o que pode ser melhorado.
O Rio de Janeiro segue rumo a ser uma capital mundial da bicicleta, a rede cicloviária aumenta, o número de ciclistas nas ruas cresce ano após ano e mesmo com o aumento na rigidez nos critérios, a nota da cidade subiu de 47 para 56 no ranking da Copenhagenize, certamente uma grande conquista.
Mas está nas recomendações, boas luzes sobre o que ainda falta na trajetória carioca. Em primeiro lugar, medidas de segurança viária, com uma redução do absurdo limite 70 km/h na orla, aumento das zonas 30 além de intervenções de moderação de tráfego, ou traffic calming.
Além disso, o Rio precisa fazer o esforço de priorizar sempre o transporte público e os transportes ativos (pedestres, ciclistas, skatistas, patinadores, etc.) para evitar chegar ao caos e à (i)mobilidade urbana que assola São Paulo com mais gravidade do que a capital fluminense.

Nenhum comentário: