segunda-feira, 22 de abril de 2013

Paulistano cria plataforma online para ciclistas e grupos de pedal

Autor: Ciclovivo
Data: 19/4/2013


Loop Bikes
Foto: Sem Paredes/Flickr

A plataforma Loop Bikes foi criada para agregar mais pessoas aos grupos que realizam passeios ciclísticos nas principais cidades do país. A ferramenta, desenvolvida por um paulistano, pretende popularizar a cultura da bicicleta nas ruas, proporcionando mais segurança e interação entre as pessoas que utilizam as bikes como meio de transporte, prática esportiva ou atividade de lazer.

O administrador Alexandre Thomé passou a observar o aumento do número de ciclistas nas principais cidades brasileiras e decidiu criar a Loop Bikes, plataforma na web que traz informações sobre os principais grupos de pedal nas cidades. A ferramenta indica não só trajetos, horários e níveis de dificuldade, mas também dá informações pessoais de ciclistas e permite o cadastro de novos grupos de pedal.

A iniciativa de criar este novo tipo de serviço é importante, porque os grupos de ciclistas têm papel fundamental para incentivar o uso da bicicleta nas grandes cidades, principalmente para quem anda de bike há pouco tempo. “Nosso ponto de partida será apoiar os grupos de ciclismo – desenvolvemos ferramentas para ajudar a organizar, divulgar e conduzir pedaladas”, afirma Thomé. “Pedalar em grupo foi transformador para mim, e espero que seja também para cada vez mais pessoas”, diz o criador na página do projeto.

A plataforma colaborativa é gratuita, e qualquer ciclista do Brasil pode participar, basta acessar o site. Quem deseja entrar para um grupo de pedal precisa se inscrever como participante e divulgar dados de emergência, acessados apenas pelos organizadores do grupo. Para fazer parte do serviço, os ciclistas que coordenam os grupos devem informar os dias das pedaladas, horários, pontos de encontro e níveis de dificuldade. O espaço também é útil para quem deseja conhecer novos ciclistas e compartilhar informações sobre grupos e trajetos.

O site tem interação com o Facebook, mas, segundo Alexandre Thomé, esta é apenas a primeira fase do projeto. No próximo sábado (20), a plataforma será lançada no Las Magrelas, bar bicicletaria localizado na rua Mourato Coelho, 1344, Vila Madalena.

Daqui a um tempo, a Loop Bikes vai disponibilizar roteiros que podem ser acessados via smartphone e vai entrar em operação o GPS do ciclista, ferramenta para orientar as rotas mais eficientes para quem utiliza as bikes nos grandes centros urbanos.

http://360graus.terra.com.br/skate/default.asp?did=35211&action=news

Nenhum comentário: