segunda-feira, 22 de abril de 2013

EDVANDO CRUZ E ISABELLA LACERDA VENCEM A PRIMEIRA ETAPA DA COPA ALE/LM BIKE INCONFIDENTES DE MTB E COPA SHIMANO/PREMO DE AMADORES


Competição reuniu mais de 2 mil pessoas neste domingo, no Alto do Cristo, em Itabirito, Minas Gerais

Sucesso, adrenalina e emoção. Tais palavras definem a primeira etapa da COPA ALE/LM BIKE INCONFIDENTES DE MTB E COPA SHIMANO/PREMO DE AMADORES. A competição aconteceu neste domingo (21), no Alto do Cristo, em Itabirito (MG).  No formato cross-country, a prova reuniu cerca de 315 bikers de todo o país. O paulista Edvando de Souza Cruz (Astro/Vzan/Proshock/MEM Santos/Calipso/Xpedo), depois de uma disputa emocionante, foi o grande campeão da etapa. Já a mineira Isabella Lacerda (LM/Shimano) venceu, com folga, a categoria Elite Feminina.

Pela segunda vez, a prova foi realizada no ponto turístico da cidade, famoso por receber competições de bicicleta. Com um circuito técnico e uma paisagem maravilhosa, cercada por montanhas, a competição atraiu aproximadamente 2 mil pessoas. “A cidade reconheceu a importância do Alto do Cristo, que é um local muito interessante e agradável. Quisemos repetir a experiência do ano passado, por isso, decidimos trazer a prova mais uma vez para esse ponto da cidade”, frisa Eduardo Soares, organizador da competição.

A novidade deste ano foi a categoria para portadores de necessidades especiais (PNE). É cada vez maior a presença desses atletas em eventos de mountain-bike. Porém, nem sempre existe um segmento adequado para eles participarem. Preocupados com o bem-estar desses atletas e visando integrar ainda mais a prova, a organização inseriu a categoria de forma definitiva no evento.

Para o presidente da Federação Mineira de Ciclismo (FMC), Paulo Aquino, a prova foi surpreendente. “A competição foi muito bem organizada, de acesso fácil, com segurança, estacionamento próximo ao local. Estão de parabéns com a estrutura montada”, afirma.

A prova

A primeira largada, com os atletas da Copa SHIMANO/PREMO de Amadores aconteceu às 8h, com intervalos de dois minutos para cada categoria e na seguinte ordem: Expert, Cadete, Veterano, Feminino Sub-30 e Feminino Over 30.

A segunda largada foi às 10h, com os atletas que participaram da Copa ALE/LM BIKE Inconfidentes. Os organizadores alinharam os bikers da seguinte forma: Máster 30-35, Máster 35-40, Máster 40-45, Máster 45-50, Máster 50-55, Máster 55-59, Sub-17, Sub-15 e Sub-13.  

Por fim, a terceira largada aconteceu às 12h40, com os atletas da categoria Elite Masculino, Junior, Elite Feminino, Sub-30 e Sub-23. Assim como na prova de amadores, os intervalos entre cada categoria foram de dois minutos.

O número de voltas varia de acordo com as categorias. Deram três voltas os atletas das categorias Expert, Cadete, Sub-17 e Máster 45-50. Já as categorias Veterano, Feminino Sub-30, Feminino Over 30, Sub-15, Máster 50-55, Máster 55-59 e Over 60 deram duas voltas. Deram uma volta na pista as categorias PNE e Sub-13. Elite Masculino completou cinco voltas no circuito e as demais categorias correram quatro voltas.

As crianças também puderam se divertir na pista. Os pequenos atletas disputaram na categoria Mirim do evento. O objetivo da provinha é estimular o contato da criança com o esporte e incentivar o futuro do mountain-bike brasileiro. No final, todos subiram no pódio para ganhar as suas medalhas e brindes. 

Disputa

A disputa na categoria Elite Masculino foi sensacional e o campeão só foi definido na última volta. Lucas Kaufmann (Focus Oce Racing Team) largou bem e liderou a primeira volta. Porém, na segunda volta, foi ultrapassado pela grande surpresa da etapa, o atleta Mário Oliveira (Ice Racing), que liderou com folga a terceira e quarta volta. Atrás dele, estava Edvando Souza Cruz (Astro/Vzan/Proshock/MEM Santos/Calipso/Xpedo), atleta experiente que utilizou toda a sua técnica e força para ultrapassar Mário na quinta volta e garantir o título. O campeão, que já havia corrido na mesma pista há 18 anos, ficou emocionado. “Foi uma prova de recuperação. Usei toda a minha força, dando um sprint no final para ganhar”, conta o biker.

A Elite Feminina mostrou toda a sua técnica e alto nível na pista. Isabella Lacerda fez uma boa largada e conseguiu uma distância confortável das outras competidoras, conquistando a medalha de ouro. “Eu gosto dessa pista porque ela exige técnica, velocidade e força. Aproveitei as descidas para abrir distância e foquei muito na prova para administrar essa vantagem. Deu certo”, frisa a atleta.

Presenças ilustres

Além de contar com o experiente atleta de mountain-bike, Edvando Souza Cruz, a competição reuniu figuras importantes do esporte. Um deles foi Antônio José Duarte Gonçalves, vulgo Ticorico. Precursor do esporte em Minas Gerais, conhecido e admirado entre os atletas, o biker prestigiou o evento e, claro, correu na pista. “O lugar é muito bacana. Quando comecei sempre achei que o esporte iria chegar ao estágio que estou vendo aqui. A prova está muito bacana, de nível internacional”, diz o veterano.

Também marcou presença na competição, o Secretário de Esportes da Prefeitura de Itabirito, Alessandro Massaini, que subiu ao pódio para premiar os atletas. A participação do secretário reforça a importância da prova para a cidade de Itabirito, que é famosa por promover os esportes radicais.

Ações

As ações dos patrocinadores desenvolvidas para os atletas foram destaque na competição. A Exceed, suplemento oficial da prova, forneceu barrinhas de proteína e isotônico aos bikers, que puderam renovar suas energias em uma tenda de hidratação.
A LM Bike movimentou o público. Nos intervalos entre as largadas, a empresa realizou um quiz sobre seus produtos. Quem respondesse corretamente e mais rápido, ganhava prêmios instantâneos da marca.

Os atletas ainda concorreram a um final de semana grátis, com direito a acompanhante, na Casa da Serra (Cabana do Lapinha). O lugar é paradisíaco e relaxante. Foi feito um sorteio eletrônico e quem levou o prêmio foi o atleta Luiz Gustavo Barreto, da categoria Cadete.

Premiação

Os vencedores foram contemplados com medalhas, brindes da Curtlo, LM Bike, Shimano, Premo Construções e Empreendimentos, Scott e VO2Max. Os atletas também receberam barrinhas de proteína e isotônico para recuperar as energias, produtos fornecidos pela Exceed, suplemento oficial da competição. A prova terá a sua segunda etapa, no dia 16 de junho, no Pesque e Pague Campestre (Itabirito/MG), no formato cross-country.

A Copa ALE/LM BIKE Inconfidentes e Copa SHIMANO/PREMO de Amadores também tem o patrocínio da Ale Combustíveis, VDL Siderurgia, Prefeitura de Itabirito. Apoio da Ozmo, Água Mineral Ingá, Nerea, Silque.com, Saae, Pesque Pague e Pousada Campestre, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Mineira de Ciclismo (FMC).
Os demais resultados da prova você confere no site www.copainconfidentes.com.br.
 









Mais informações:


Nenhum comentário: