segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ciclista que viaja pelo mundo desde 1999 passa por Florianópolis

Aos treze anos, após perder família, homem começou a viajar.

Vindo do Chile, Vinicius da Silva passou por SC neste sábado (20).Luíza FregapaniDo G1 SC


Ciclista segue para Manaus, pela Transamazônica (Foto: João Salgado/RBS TV)Ciclista segue para Manaus, pela Transamazônica
(Foto: João Salgado/RBS TV)
Na estrada desde 1999, o amapaense de 27 anos que já percorreu quatro mil municípios brasileiros e países da América do Sul como Chile, Argentina, Bolívia e Venezuela, chegou a Florianópolis neste sábado (20). "Presenciei muitas coisas boas e ruins. Costumo dizer que o segredo da vida é gostar do que você faz", diz.
O ciclista diz que começou a viajar aos 13 anos, após perder a família adotiva em um naufrágio no Rio Naquatiara, no Amazonas. "Eu fui deixado, quando bebê, na porta desta família. Porém, em 1999 todos morreram em um acidente. Perdi meus pais, três irmãos e avós. Ai eu sai de Manaus, com uma bicicleta bem velha, e comecei a viajar", conta.
Sobre os planos futuros, o ciclista diz que não quer se estabelecer em nenhum lugar. "Já conheci lugares legais, mas, enquanto eu for vivo, sigo na estrada".Durante as viagens, Vinicius conta que já passou fome, dormiu com animais e conheceu muitas realidades diferentes. "Sobrevivo de doações. Não tenho dinheiro, mas sempre consigo o que comer e onde ficar". A bicicleta cor de abóbora é a 21ª desde o início da jornada. "Algumas quebraram, outras foram roubadas. Mas sempre consigo uma para continuar a viagem", comenta.
De Florianópolis, o amapaense segue viagem. "Daqui, vou para o Norte. Meu objetivo é chegar em Manaus, no Amazonas pela Transamazônica".

Nenhum comentário: