terça-feira, 9 de abril de 2013

A HISTÓRIA DA BICICLETA.



bicicleta-blitzLocomover-se sempre foi uma necessidade quase que vital da humanidade. Para os lugares mais próximos, caminhar foi, é, e sempre será a alternativa mais viável. Para os mais distantes, dezenas de outras opções foram criadas com o decorrer da evolução industrial. Mais uma, em especial, conquistou o mundo com seu jeitinho simples e prático de ser: a bicicleta.
Muitos não imaginam e outros duvidam, mas ela é sim um dos meios de transporte mais utilizados do mundo. Seu nome varia do latim bi (dois) e do grego kyklos (rodas), referindo-se assim a um veículo de duas rodas. Não se sabe ao certo quem foi seu real inventor, mas muitos historiadores apontam que seu primeiro protótipo foi criado por Leonardo da Vinci, em 1490.
bicicleta-vexNo Brasil, sua história começou no final do século XIX, no Paraná, em Curitiba, quando imigrantes europeus a trouxeram. O primeiro velódromo do país foi construído por Dona Veridiana, em São Paulo, na época dentro da sua própria chácara. O local, inclusive, abriga atualmente um dos principais e mais movimentados pontos da cidade paulista: a Praça Roosevelt.
bicicleta-track-bikes
Em crescimento constante desde a década de 90, as bicicletas elétricas são o presente e o futuro desse advento. Movidas por um motor elétrico alimentado por baterias recarregáveis, essa variação pode alcançar a velocidade de 25km/h, com uma autonomia que beira, normalmente, de 30 a 40 km.
bicicleta-lianmei
Para que as estradas da vida se tornem ainda mais belas e melhores, que tal começar a percorrê-las a bordo da sua bicicleta?  Com o vento soprando em seu rosto, você poderá usufruir, sensitivamente, de um dos melhores prazeres que o mundo pode lhe dar: a LIBERDADE!

Nenhum comentário: