terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Você conhece o Downhill?



Uma das modalidades mais emocionantes do mountain bike, o downhill (descida de morro em inglês) ainda tem pouco espaço no cenário nacional.
A categoria consiste em um percurso em declive, entre 1,5 e 3 quilômetros geralmente em asfalto, com trechos de pista estreita, largas, caminhos entre florestas, estradas com cascalho, entre outros.
Downhill
O tempo de descida deve ficar entre 2 e 5 minutos. A modalidade surgiu na Califórnia, Estados Unidos, em meados dos anos 70, quando os ciclistas hippies desciam as montanhas de Marin Conty (nas proximidades de São Francisco) sobre suas bikes. Apenas no ano de 2000, o Downhill apareceu em uma área urbana, em Portugal.
No Brasil, uma das competições que marcam o calendário nacional é a Descida das Escadas de Santos, no Monte Serrat, no litoral paulistano. Com uso de muita técnica em trechos de média e alta dificuldade, os atletas descem 417 degraus, totalizando 650 metro de extensão.
Qualquer erro em uma prova de downhill pode causar sérias contusões e para isso, a Confederação Brasileira de Ciclismo, em seu regulamento, exige o uso do capacete.
A recomendação (não-obrigatório) é para os competidores utilizarem proteção dorsal, joelheira, cotoveleira, enchimento em canelas e coxas, bota de cano longo, camisetas de manga comprida e luvas.
A técnica e o preparo dos atletas é um fator primordial para a prática do downhill, assim como a preparação da bicicleta para a competição, que deve possuir dois amortecedores (dianteiro e traseiro), pneus com calibragem a mais do que o necessário e alguns optam por utilizar freio a disco.
Outras variantes das descidas de bike são o Dual Slalom, com percurso semelhante ao downhill, mas cada competidor em sua pista, feita paralela uma a outra. Já o Dual, os atletas, em corridas eliminatórias, disputam lado a lado a mesma trilha, sem divisões.
Uphill - Ao contrário do downhill, o Uphill consiste em uma prova que possua mais de 80% do percurso feito em subidas íngremes. Em uma competição, as disputas podem ser em grupo ou com tomada individual de tempo.
Fonte: terra.webventure.com.br

Nenhum comentário: