sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pedalar faz bem para a saúde

Quem pretende começar a praticar atividades físicas este ano e não pode ter gastos extras com academia pode investir em exercícios simples, como caminhar ou andar de bicicleta. O ciclismo é uma atividade física aeróbica que oferece aos seus praticantes diversos benefícios à saúde. Além disso, ajuda a prevenir doenças crônicas como Obesidade, colesterol alto e Hipertensão. No Município, a Associação Ciclística de Montenegro (Aciclomont) realiza um passeio semanal, que reúne dezenas de ciclistas. O grupo, criado há pouco mais de um ano, percorre diferentes roteiros, todas as quartas-feiras, iniciando às 20 horas, com saída da frente da Estação da Cultura. De acordo com o comerciante e membro da Aciclomont Marco Aurélio dos Santos, o número de participantes por semana varia, em função do tempo e da época do ano, chegando a 110 ciclistas em uma das edições. Segundo Santos, o passeio é uma boa oportunidade para quem deseja começar a pedalar. “Pedalamos em ritmo de passeio e é uma atividade para todas as idades, tanto para crianças, quanto para adultos”, diz. 
Professora de educação de física e participante dos passeios da Aciclomont, Paula Streb Nogueira revela que as pedaladas trazem benefícios físicos e emocionais contribuindo para uma melhor qualidade de vida. “Como atividade aeróbica, gera perda de peso e a tonicidade muscular, por exemplo. Além disso, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e traz benefícios contra o estresse”, revela. 
No passeio semanal, os participantes do grupo pedalam cerca de 10 quilômetros, percorrendo alguns pontos do centro e bairros da cidade. Além dos benefícios físicos e emocionais, o ciclismo é uma forma de lazer, onde o participante relaxa e sociabiliza com os demais atletas. Para pedalar com o grupo, basta comparecer nos passeios. Mas a pedalada pode acontecer com amigos, parentes, sozinho, na companhia de fones de ouvidos, ouvindo suas músicas favoritas (em volume baixo, afinal, você deve escutar os barulhos do trânsito). Em Montenegro, os adeptos ao ciclismo podem pedalar pelas ruas, nas ciclovias ou nos parques e balneários da cidade.  

Saiba como pedalar em segurança e de forma correta 

Para pedalar, basta ter uma bicicleta e disposição. Porém, atualmente, são necessários alguns cuidados para andar em segurança. Tanto o ciclista quanto a bicicleta devem estar equipados com alguns acessórios. De acordo com Marco Aurélio dos Santos, no caso de bicicleta para passeio, como as utilizadas pelo Grupo da Aciclomont, é necessário atentar para alguns detalhes. “O guidão deve ser mais alto, para elevar a postura e manter a coluna reta”, explica. Esse cuidado evita futuras dores nas costas, por exemplo. 
Outra dica é a altura do banco, que não deve ser muito baixo. “Se o banco estiver muito baixo, o ciclista vai acabar forçando o joelho. Então, o banco deve estar posicionado mais alto, de forma que o ciclista gire o pedal com a ponta do pé, com a perna esticada”, ensina. Para a bicicleta, alguns acessórios indicados são: luzes dianteiras e traseiras, garrafinha (térmica ou não), pezinho (para a bike ficar de pé) e verificar freios e pneus. Para o ciclista, os acessórios de segurança indicados são: capacete (existem vários modelos e cores), óculos escuros (para o sol) ou com lente transparente (protegem do vento e da chuva) e luvas (alguns modelos ajudam a prevenir mãos dormentes pois têm almofadas de gel nos pontos de pressão). 
As roupas adequadas para pedalar são peças leves ou de tecidos especiais para a prática, como bermudas ou calças de ciclismo (há cortes diferentes para homens e mulheres). Camisetas confortáveis, boné e tênis. 

Os benefícios do ciclismo 

Combate o Estresse e a Depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e Depressão. 

Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento. A perda de calorias varia com a distância e a intensidade da pedalada. 

Melhora a qualidade do sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas, aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável. 
http://www.jornalibia.com.br/pagina.php?cont=materia&categ=2&secao=8&id=11505

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