sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Pedalar e comer em Buenos Aires


Afonso Capelas Jr. - 01/02/2013 às 18:20
Em setembro do ano passado noticiei aqui que a cidade de Buenos Aires já se adianta no bom caminho de incentivar o uso da bicicleta entre seus habitantes e turistas. Expansão de ciclovias e incentivos para que empresas e universidades participem de programas de empréstimo das magrelas fazem parte dessa iniciativa.
Agora, os bares e restaurantes da capital argentina também entraram na onda, já que perceberam o nítido aumento de ciclistas na cidade, inclusive durante a noite: estão oferecendo simpáticos descontos para os clientes que chegarem aos seus estabelecimentos pedalando, além de locais apropriados para estacionar as bikes.
Os portenhos estão mesmo aderindo à ideia de ganhar as ruas de sua cidade pedalando tranquilamente e com segurança. Assim, Buenos Aires inaugura uma nova era na área de mobilidade. Tem tudo para dar certo e, por isso mesmo, mais e mais iniciativas vão se multiplicando.
Muitos shows já saem na faixa para quem aparecer de bicicleta às apresentações musicais. A cadeia de lanchonetes Tea Connection também está disponibilizando bicicletários e a segunda xícara de chá grátis para seus clientes do pedal.
Esses roteiros onde ciclistas são sempre muito bem tratados podem ser checados no portal La vida em bici, criado por um grupo de amantes das magrelas.
A prefeitura estima que mais de 100 km de ciclovias já foram abertas na cidade, onde150 mil viagens de bicicleta são feitas diariamente.
Para quem, como eu, vive em uma cidade onde bicicletas ainda não são bem-vindas na grande maioria dos bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais – onde nem ao menos há lugares adequados para estacioná-las – Buenos Aires está se tornando um paraíso. Mas chegaremos lá.
Leia também
Imagem – Creative Commons

Nenhum comentário: