terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Hospital põe 'tartarugas' em ciclovia do Rio sem autorização da prefeitura


Moradora flagrou instalação no domingo (3): 'não é obstáculo adequado'.

Hospital Copa D'Or afirma ter retirado tachões nesta terça (5).

05/02/2013 
Alice Ruberti SchmalInternauta, Rio de Janeiro, RJ

Moradora de Copacabana flagrou instalação de "tartarugas" em ciclovia do bairro, na Zona Sul do Rio (Foto: Alice Ruberti Schmal/VC no G1)Moradora flagrou instalação de 'tartarugas' em ciclovia de Copacabana, na Zona Sul do Rio (Foto: Alice Ruberti Schmal/VC no G1)
Moradora de Copacabana, Zona Sul do Rio, a leitora Alice Ruberti Schmal utiliza a ciclovia do bairro para passear e andar de bicicleta com o seu marido. Nada mais justo do que poder desfrutar dos benefícios da sua região, não fosse a instalação de tachões, mais conhecidos como "tartarugas", no trecho da Rua Figueiredo Magalhães da faixa exclusiva para ciclistas. Ela fotografou a ação no domingo (3) e enviou as imagens para o VC no G1.
"Não é um obstáculo adequado para a utilização da ciclovia. Vimos muitas pessoas desviando para a rua, e uma menos experiente pode cair. A ciclovia é compartilhada com corredores e skatistas, além de outros praticantes de atividades físicas. Não dá para continuar", relata.
Moradora diz ainda que carros usam ciclovia de Copacabana como estacionamento (Foto: Alice Ruberti Schmal/VC no G1)Hospital não tinha autorização da prefeitura para
instalar tachões em ciclovia de Copacabana
(Foto: Alice Ruberti Schmal/VC no G1)
Schmal diz que o encarregado pela obra era um homem com crachá do Hospital Copa D'Or, localizado naquela mesma rua. "[Ele] disse que estava a serviço da prefeitura, mas não havia nenhuma identificação, nem ordem de serviço".
Segundo a moradora, a justificativa do encarregado para a instalação das "tartarugas" seria diminuir o número de acidentes na rua. "Ali é uma descidinha, o pessoal vai um pouco embalado. Só que isso vai aumentar os acidentes com bicicletas", diz.
Nota da Redação: em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que "a colocação dos tachões no trecho da Rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana, não foi autorizada pela Prefeitura do Rio".
Procurado pelo G1, o Hospital Copa D'Or afirma ter retirado nesta terça (5) "os redutores de velocidade colocados na ciclovia da Rua Figueiredo Magalhães", e diz que, "em função dos acidentes já ocorridos, estudará junto à prefeitura medidas para minimizar as possibilidades de risco no local".
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/vc-no-g1-rj/noticia/2013/02/hospital-poe-tartarugas-em-ciclovia-do-rio-sem-autorizacao-da-prefeitura.html

Nenhum comentário: