segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Garanta a boa forma praticando surfe, skate, ciclismo ou patins

11/2/2013 às 16

Mas, para que essas atividades deem resultado, elas precisam ser realizadas, no mínimo, três vezes por semana, de 40 minutos a uma hora
Para quem é fã de carteirinha de esportes como surfe, skate, ciclismo e patins, mas não sabe se a prática deles surte o mesmo efeito que os exercícios feitos na academia quando o assunto é manter a boa física, a resposta é... sim! Quem garante é o professor de Educação Física e personal trainer Alex Silva Rosa. Mas tem um detalhe: “Eles só terão o mesmo efeito caso sejam realizados, pelo menos, três vezes por semana, que é a quantidade mínima de vezes que uma pessoa precisa para desenvolver uma atividade física moderada”, destaca.
E tem mais! Para dar resultados satisfatórios, a prática desses esportes nem precisa estar conciliada a outras atividades, como musculação, bicicleta ou esteira. “A boa forma está intimamente ligada ao bem-estar e à qualidade de vida. Por isso, não existe receita mágica, nem exercício milagroso. Para atingir seus objetivos, o aluno vai precisar apenas de uma atividade periódica, esse é o segredo!”
Divulgação
Seguindo essa linha, até mesmo as famosas peladas de futebol são bem-vindas, “desde que não estejamos falando dos ‘peladeiros’ de final de semana”, alerta o professor. Segundo ele, devido justamente à falta de constância, essas partidas semanais podem acarretar uma série de problemas, como aceleração dos batimentos cardíacos e picos de pressão. Isso sem falar na possibilidade de lesões musculares.
Além da necessidade da prática do esporte preferido três vezes por semana, pelo menos, Rosa destaca que ele precisa ser feito num período de 40 minutos a uma hora, igualzinho como acontece com quem malha em academia. E também não adianta sair com a prancha, o skate, a bike ou os patins apenas nos meses mais quentes do ano.
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“É preciso que a atividade seja feita durante todo o ano para não perder o condicionamento físico e a resistência”, ressalta, completando em seguida. “Como estamos falando de atividade periódica, é importante lembrar que ela não pode ser feita de maneira indiscriminada. Então, assim como existe um mínimo de dias para praticá-la (três), também existe o máximo, que são seis. O corpo precisa de um dia de descanso”.
Aos amantes do esporte que desejam dar uma “turbinada” no seu treino, Alex dá a dica e diz que a musculação é uma boa saída, pois além de proteger a musculatura e as articulações, ela promove resistência e força. “Embora não seja necessária para melhorar o resultado, sem dúvida alguma é um ‘plus’”, finaliza.

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