segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Conheça os benefícios de se pedalar dentro d’água

A empresária Christiane Moreira Santos Foto Marcelo Caltabiano
A empresária Christiane Moreira Santos Foto Marcelo Caltabiano
A moda ‘Water Bike’ começa a chegar na região; em uma aula dá para eliminar cerca de 800 caloriasRenata Del Vecchio
São José dos Campos

Praticar exercícios dentro da água é uma modalidade que não para de conquistar adeptos. Capaz de oferecer vantagens ao corpo e a mente, uma novidade que começa a pegar nas academias da região é a aula “Water Bike”, mistura de ciclismo aquático combinado com técnicas da hidroginástica.
Por ser realizada dentro da piscina, a atividade trabalha postura, fortalecimento dos músculos e condicionamento físico, sem oferecer impacto às articulações. Sem restrição de idade, a aula é indicada para idosos, obesos e até para quem sofre com questões ortopédicas.

Prática. A bicicleta da modalidade não possui banco. Por conta disso, o aluno é estimulado a melhorar seus movimentos, exercitando a musculatura das costas, do abdômen, das pernas e da parte superior.
“No circuito utilizamos a ‘Bike Water’, a corrida estacionária, mais exercícios localizados. É uma atividade dinâmica, que proporciona a perda de até 800 calorias por aula”, disse a educadora física da Energy Sports, Luciana Bessera.
Grande parte dos interessados na modalidade são pessoas que possuem problemas no joelho ou na coluna. Durante as pedaladas, é o aluno quem controla o nível de carga da “Water Bike”.
“A medida que o participante se familiariza com o aparelho, ele sente a necessidade de intensificar a carga. Enquanto pedala dentro d’água ele pode ter que remar com os braços”, acrescenta Luciana.

Lucro. Em pouco tempo de aula a professora Nympha Pereira de Moraes Menacho, 58 anos, sentiu que houve uma grande melhora em seu condicionamento físico, já que para movimentar o pedal dentro da piscina, suas pernas enfrentam uma espécie de resistência vinda da água.
“Pratico hidroginástica há mais de 15 anos. No início a aula é bem puxada, mas aos pouquinhos você consegue agilidade e força para se sustentar em pé no pedal”, explicou.
Na aula, o que mais chamou a atenção da dentista Elaine Castilhona, 47 anos, foram os benefícios cardiovasculares, além do baixo impacto nas articulações. Para ela, cair na piscina depois de um dia de trabalho, é a receita para mandar toda a energia ruim embora.
“A aula é completa e você estabelece o limite. Por dez anos fiz balé clássico, atividades aeróbicas e tudo isso levou a um desgaste irreversível na cartilagem do meu joelho. Essa modalidade não tem nada de impacto”, disse a dentista.
http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/conheca-os-beneficios-de-se-pedalar-dentro-d-agua-1.376862

Nenhum comentário: