quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Bicicleta Todo o Terreno (BTT) / (MTB)


   Bicicleta de Todo o Terreno, B.T.T., Bicicleta de Montanha ou ou Mountain Biking são várias denominações para o mesmo desporto, que nos tempos de hoje despertou o interesse de miúdos e graúdos.
   Não há unanimidade a respeito da origem deste movimento. Para muitos a febre do Mountain Biking deve-se a um grupo de rapazes americanos que desciam por brincadeira as montanhas californianas em meados dos anos setenta, com bicicletas que eles mesmo montavam.
   O interesse tornou-se tão grande, que levou grandes marcas comerciais a apostar forte nesta modalidade, tendo já algumas variantes como o Cross Country (prova em circuito fechado, em que se realizam vária voltas, com subidas, descidas e várias partes técnicas), Down Hill (descida de montanha com trilhos rolantes de terra batida e técnicos irregulares que exigem perícia), Up Hill (subida). Four Cross (descida com obstáculos para contornar) e Orientação (Prova com o auxílio de mapas e aparelhos de orientação tais como bússola e GPS, com o objectivo de chegar a um determinado ponto de chegada.
   A bicicleta todo-o-terreno ou bicicleta de montanha, é dotada de uma enorme versatilidade e robustez, que permite o ciclista explorar extensas regiões, que a pé se tornariam penosas, e de jipe seriam inacessíveis, disponibilizando um agradável contacto com a Natureza.
   É conveniente andar acompanhado sempre que possível e levar um telemóvel ou rádio de transmissões consigo, para o caso de sofrer algum acidente. Caso não esteja equipado com estes aparelhos será muito difícil, encontra-lo numa zona deserta. Deverá levar um cantil com água para evitar desidratação e alimentos para recuperar forças.
   As B.T.T.'s (Bicicletas - Todo - Terreno) são notavelmente diferentes das tradicionais bicicletas de "passeio", já que a sua estrutura foi desenhada a fim de adaptar-se às dificuldades do terreno. As soldas, os travões e a estética foram melhorados consideravelmente. Um grupo de desportistas aficionados às montanhas foram os primeiros a praticar este desporto no Litoral Oeste dos E.U.A. e começaram por modificar elementos indispensáveis nas suas bicicletas.
   Estas bicicletas chegaram a Portugal no final da década de 80 onde reinavam até então as "Pasteleiras" as de ciclismo e as BMX.
Actualmente podemos arriscar a dizer que as bicicletas que mais se vendem são as de BTT, mas também é uma realidade, que muitas destas bicicletas não têm a mínima qualidade para enfrentar os terrenos "Off-Road". Surgiram muitas marcas a fabricar bicicletas com aparência robusta a preços baixos, mas que numa análise mais aprofundada, são raras as peças que são de qualidade.
   A nível de Competição, existem e Portugal inúmeras Provas quer a nível Nacional, quer local, de todas as variantes do BTT.
fonte: http://btt.do.sapo.pt/btt.htm

Nenhum comentário: