terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Lagoa, Urca e Copacabana estão no trajeto das ciclovias cariocas

24.jan.2013 - Ciclovia na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro
25/01/2013

Para aqueles que estão na cidade à turismo ou mesmo para os moradores que querem aproveitar melhor o passeio do fim de semana, uma opção divertida e saudável é andar de bicicleta pelas ciclovias da cidade.

A Prefeitura do Rio lançou no final do ano passado um mapa informativo que mostra todos os trajetos das ciclovias da cidade, inclusive as que estão projetadas, além de pontos para alugar bicicletas, estações de metrô com bicletário e outros serviços. Veja os trajetos no mapa abaixo.

Um dos pontos turísticos mais frequentados da cidade, a orla da Lagoa Rodrigo de Freitas oferece para o ciclista mais de 7km de via. Por ali é comum encontrar gente se exercitando, famílias, crianças e pistas de skate, portanto o ciclista precisa ficar atento ao usar a ciclovia. Na Lagoa existem cinco pontos do Bike Rio onde é possível alugar as bicicletas por R$5 a diária. Há ainda serviços de aluguel de bicicletas no entorno. Mais informações podem ser obtidas emwww.mobilicidade.com.br/bikerio.asp.

A ciclovia Urca-Botafogo passa pela Avenida Pasteur e dá acesso às ciclovias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Lagoa. O trajeto, de pouco mais de 1km, também oferece pontos do Bike Rio, além de lugares turísticos como a Praia Vermelha e o Pão de Açúcar.

No bairro do Flamengo, a ciclovia faz parte do Parque do Flamengo (Aterro), uma das principais áreas de lazer da cidade. Ao longo do trajeto é possível alugar bicicletas no sistema Bike Rio, aproveitar a área verde com jardins projetados por Burle Marx e as quadras de basquete e campos de futebol da região.

Atualmente, a Orla da Zona Sul é a região mais favorecida pelas ciclovias, são cerca de 8km de via contínua, com a grande vantagem de estar à beira do mar nas praias do Leblon, Ipanema e Copacabana. É também o local com maior número de pontos do Bike Rio.

Para quem já tem a bicicleta e vai usar o transporte público, no Metrô o embarque é permitido aos sábados, domingos e feriados em qualquer horário e deve ser feito sempre no último carro. Informações sobre as estações que já possuem bicicletários e outros dados podem ser obtidos em www.metrorio.com.br/bicicletario.htm.

E para os usuários do trem, o uso do transporte com a bicicleta é permitido nos finais de semana e feriados, aos sábados a partir das 14h e domingos e feriados o dia todo. Outras informações estão no site da Supervia (www.supervia.com.br/embarque_bicicletas.php).

Nenhum comentário: