quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dicas para pedalar


Usar a bicicleta é um bom investimento, não apenas para o ambiente (veículo não poluente), mas, sobretudo, para a saúde do usuário. O ciclismo é uma das melhores formas de atividade física. Pedalar exercita o sistema cardiorrespiratório e impõe menos estresse às articulações, podendo ajudar a queimar de 400 a 700 kcal. É uma modalidade de atividade física muito econômica, pois se o indivíduo possuir uma bicicleta a atividade é gratuita e pode ser feita a qualquer hora e em qualquer local!

Dicas para melhorar o seu desempenho, segurança, conforto e diversão:

É absolutamente indispensável o uso do capacete

-     Escolha um capacete de cor clara e tenha certeza que ele se ajusta adequadamente à sua cabeça 

As luvas protegem as mãos no caso de queda 

-     Recomenda-se utilizar aquelas que deixam as pontas dos dedos de fora e que têm acolchoamento no centro da mão

Use os freios corretamente


-     Para exercer a pressão ideal, breque com as suas mãos colocadas no final do guidom
-     Quando fizer uma freada brusca, enquanto você aperta os freios firmemente, deslize o quadril para a parte de trás do assento. Isto faz com que a traseira da bicicleta fique no chão e você não seja jogado por cima do guidom
-     Numa descida longa ou em dias chuvosos, não fique segurando os freios. Isto pode aquecer o aro da roda e estourar o pneu. É mais seguro aplicar uma pressão descontínua

Pedalando à noite ou quando a visibilidade é ruim


-     Use roupas claras e reluzentes
-     Lembre-se também de ter uma luz traseira (flash) conectada a sua bicicleta ou cinto, para que você seja visto à distância

Guidom e Assento ajustados ao seu tamanho e habilidade


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