quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dez rotas perfeitas pelo mundo para quem gosta de pedalar

23/01/2013 - 09h02

Marina Gomes 

Do UOL, em São Paulo

Rotas de cicloturismo pelo mundo

Foto 8 de 34 - Em Colonia del Sacramento, no Uruguai, bicicletas são bem-vindas Felipe Campos/UOL

Vale do Loire (França)
Sim, é possível tornar uma viagem à França ainda mais charmosa, percorrendo de bicicleta os castelos do Vale do Loire. A pedalada é entrecortada com piqueniques de baguetes, queijos e vinhos e muita história. São diversos roteiros pela região, e a Pisa Trekking (www.pisa.tur.br) oferece um de 200 km com circuitos diários de 30 km em média. As paradas incluem noites em castelos de conto de fada e parreirais exuberantes compõem a paisagem da famosa região no sul do país. Quem quiser pode deixar a bicicleta por um tempo e sobrevoar a região de balão antes de prosseguir. O roteiro da agência visita alguns dos principais pontos: Chissay-em-Tourraine, Parc dês Mini-Châteaux, Floresta de Amboise e o grandioso Château de Chenonceau. O melhor período para ir é de abril a junho ou setembro e outubro, quando a temperatura é agradável.


Toscana (Itália)
Outra romântica opção da mesma agência é a Toscana, em um circuito de 240 km, com início na região de Chianti – com direito a degustação dos clássicos vinhos. Esta cicloviagem passa por Siena e Val d Orcia, onde estão os famosos vales e colinas toscanos. Outro ponto alto é a Abbazia di Monte Oliveto Maggiore, onde vivem cerca de 20 monges.

Este roteiro é um pouco mais intenso, com 50 km percorridos em média por dia, e com muitas subidas e descidas pelas colinas que compõem o inesquecível cenário. Para amenizar o cansaço, piquenique à margem do lago Trasimeno, vinhos ao cair do dia, passeios pelos mercados e cidadelas medievais e a doce e romântica paisagem avivada pela luz mágica da Toscana.

Nenhum comentário: