quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Co-cycle: uma jornada de paixão por bicicletas e cooperativismo


Co-cycle: uma jornada de paixão por bicicletas e cooperativismo
Uma jornada que combina paixão por bicicletas e cooperativismo. O projeto Co-Cycle foi liderado por 12 estudantes norte-americanos que realizaram um tour ciclístico de mais de seis mil quilômetros, cruzando os Estados Unidos de oeste a leste. O objetivo desta empreitada cheia de aventuras e desafios foi divulgar o cooperativismo, encorajando as comunidades que visitavam a conhecer e participar das cooperativas locais. 

A viagem Co-cycle iniciou em 1º de junho de 2012 em São Francisco e percorreu diversos estados durante três meses. Nos locais de parada, os jovens visitavam cooperativas e organizavam workshops e palestras para toda a população. Cada evento tinha como objetivo fortalecer as redes regionais de cooperação e educar os moradores sobre a capacidade das cooperativas de promoverem mudanças sociais. 

A ideia desta jornada partiu dos próprios estudantes da pequena cidade de Hampshire (muitos deles cursam empreendedorismo cooperativo na faculdade), durante um passeio informal de bicicleta. Todo o planejamento, organização do roteiro e busca de apoio foi feito pelos jovens. Comer, dormir e pedalar com 12 pessoas durante 90 dias requer muita colaboração e ajuda mútua, aprendizado que marcou a vida desses estudantes. Além do apoio financeiro que obtiveram com a ONU, a Federation of Worker Cooperatives e a National Cooperative Business Association, a cooperação das pessoas que encontravam pelo caminho foi fundamental para os sucesso do tour. Até mesmo as casas onde dormiam eram oferecidas por voluntários, encontrados através do sistema de Couchsurfing. 

Após muitas pedaladas e aprendizado, o grupo agora está a caminho de lançar um filme, chamado To The Moon. Financiado de forma coletiva pelo Kickstarter  (o correspondente americano para o nosso Catarse), o filme vai destacar a importância da dedicação, da inovação e do trabalho em equipe para trazer mudanças positivas para o futuro e o papel das cooperativas neste cenário. Muito mais do que isso, irá mostrar o poder que os jovens têm de se mobilizar, de realizar grandes projetos e de conquistar seus sonhos. 

As imagens que ilustram o post são da fan page do Co-cycle.
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=20028

Nenhum comentário: