terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Armstrong confessa ter usado doping em entrevista à televisão americana


Lance Armstrong durante o Tour de France de 2002.
Lance Armstrong durante o Tour de France de 2002.
REUTERS/Eric Gaillard/Files

Elcio Ramalho
O ex-ciclista americano Lance Armstrong teria admitido pela primeira vez que recorreu ao doping durante sua participação na Volta da França. Ele venceu a mais famosa competição ciclística de rua do mundo por 7 vezes. A confissão teria sido feita em uma entrevista nesta segunda-feira para a apresentadora de televisão Oprah Winfrey que irá ao ar na próxima quinta-feira.

O atleta e a equipe da apresentadora chegaram a um acordo para não vazar nenhum detalhe da conversa, gravada na mansão do ex-ciclista em Austin. De acordo com o jornal USA Today, Armstrong confirmou que usou drogas durante sua carreira para melhorar sua performance esportiva.
A confissão deve confirmar sua trajetória como uma das maiores farsas do esporte já que durante 14 anos ele negou todas as acusações de que usava substâncias ilícitas e escapou de diversos controles.
Suas performances nas corridas ciclísticas promoveram os Estados Unidos e deram a Armstrong visibilidade para promover pesquias e estudos sobre o combate ao câncer.
O ex-diretor da Agência Mundial Anti-doping, Richard Pound, lamentou que Armstrong não tenha enfrentado um painel de experts para esclarecer dúvidas sobre o uso feito de substâncias dopantes.
No ano passado a Agência publicou um relatório acusando o ex-ciclista de estar "no centro do maior e mais sofisticado e bem sucedido programa de doping já visto".

http://www.portugues.rfi.fr/esportes/20130115-armstrong-confessa-ter-usado-doping-em-entrevista-televisao-americana

Nenhum comentário: