segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Tour de France de 2014 vai começar na Inglaterra


O sucesso da Grã-Bretanha em competições de bicicleta em 2012 renderá ao Reino Unido o privilégio de abrir o Tour de France de 2014. O anúncio foi feito hoje pelos organizadores da prova mais importante do ciclismo de estrada mundial. O condado de Yorkshire, no Norte da Inglaterra, foi escolhido para sediar o "Grand Depart", que marca o início da Volta da França. Londres, que em 2007 teve a mesma honra de Yorkshire e neste ano foi palco dos Jogos Olímpicos, receberá também uma etapa, a última no arquipélago antes de a prova seguir para a Europa continental. 

O Grand Depart de 2014 será no dia 5 de julho, e a cidade escolhida foi Leeds. Aqui no Brasil estaremos vivendo as emoções da Copa do Mundo de futebol em nosso território (de 12 de junho a 13 de julho). Mas não é porque a bola rola que o pé de vela não possa girar em alto nível. 

Será a quarta vez do Tour de France em solo britânico. As outras foram em 1974, 1994 e 2007. Os organizadores darão mais detalhes no dia 17 de janeiro próximo, com anúncios em Leeds e Paris. Em outras 19 oportunidades a Volta da França começou fora do país. 

Os ciclistas da Grã-Bretanha brilharam mesmo em 2012. Bradley Wiggins se tornou o primeiro súdito da Rainha a vencer a Volta da França e também faturou o ouro olímpico no contrarrelógio. Nas Olimpíadas dentro de casa, aliás, foi um festival de medalhas, nas diversas modalidades do ciclismo: 12 (oito de ouro). 
Mais do Tour de France, importante: 
A edição de 2013 será a de número 100 na história da prova. Imagina que festão, com uma marca redonda dessa! A Grand Depart, ou grande partida, será na Córsega. É a chamada "Ilha da Beleza", território francês no Mar Mediterrâneo, na Cote D'Azur, ou Costa Azul, paraíso ao Sul da França e perto também do litoral da Itália. Lugar de belas paisagens, onde nasceu Napoleão Bonaparte. Na definição do site de turismo da França: "A Córsega é uma jóia banhada de sol. Seduz, com enseadas de água turquesa, praias de areia branca e estradas margeadas por oliveiras ou laranjeiras". 

A competição vai de 21 de junho a 29 de julho. Imperdível.
http://oglobo.globo.com/blogs/debike/posts/2012/12/14/tour-de-france-de-2014-vai-comecar-na-inglaterra-478941.asp


Nenhum comentário: