quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Jovens vão pedalar 1056 km para ajudar animais abandonados


Três amigos vão fazer uma viagem de bicicleta até Santiago de Compostela. Por cada quilômetro percorrido doam um euro a associações de ajuda a animais

Texto de Inês Almeida • 23/12/2012 - 18:56ore Sharing Services



São 1056 quilômetros, de Leiria até Santiago de Compostela, a pedalar pelos direitos dos animais. O projecto “Biking For a Paw” consegue dois euros por cada quilômetro percorrido - e metade reverte para a Associação Zoófila de Leiria e para a Their Voice Portugal.

Os três aventureiros - Pedro Santos, Sérgio Catarino e Rui Felício - começaram a delinear o projecto depois de conhecerem o caso de uma égua maltratada e abandonada à morte em Leiria. Decidiram que tinham de fazer alguma coisa que contribuísse para a mudança de mentalidade e atitudes no que aos direitos dos animais diz respeito.

Por isso, durante a jornada vão distribuir informação: “Todos os dias temos conhecimento de casos de abandono e de maus tratos sobre animais e isso é algo que nos deixa extremamente inconformados. Sentimos a necessidade de dar um pouco mais de nós e fazer algo que possa ajudar a sensibilizar as pessoas para o que realmente se passa”, explicou Pedro Santos ao P3.

A viagem, que se vai realizar entre os dias 23 e 30 de Março, tem início em Leiria e passa pelo Porto, Vigo e Léon antes de chegar a Santiago de Compostela. 

“Há cerca de três anos eu e o Sérgio fizemos parte do caminho francês para Santiago de Compostela de bicicleta e percebemos que é um caminho mágico e onde se cruzam pessoas dos mais variados credos e com as mais distintas convicções. Sendo nós amantes de bicicletas e dos animais não foi difícil percebermos que fazia todo o sentido voltarmos a fazer esse percurso, mas desta vez com uma causa às costas”, disse Pedro Santos.

“Biking For a Paw” quer actuar em quatro campos: a monotorização de Leiria, por parte dos cidadãos interessados, a moderação/coordenação entre as associações de protecção dos animais e aCâmara Municipal, a promoção de debates e acções para sensibilizar os indivíduos e, finalmente, a angariação de rações e outros itens que possam ajudar as associações.

Os três jovens estão também a organizar um evento, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, no dia 2 de Fevereiro de 2013, para explicar a missão do “Biking For a Paw” e ainda divulgar as instituições que vão ser ajudadas, a Associação Zoófila de Leiria e a Their Voice Portugal.

Neste evento haverá também angariação de fundos para a viagem, palestras e um concerto: “Queremos partilhar as nossas preocupações e soluções sobre a problemática dos direitos dos animais, tentando com isso sensibilizar e contribuir para a mudança de algumas mentalidades. Teremos presentes as associações em causa de forma a que o público possa conhecer o trabalho que estão a desenvolver”, revela Pedro Santos.

“Muito pouco se conquistou ao longo dos últimos anos e agora até existe a desculpa da tal crise para abandonar os animais”, lamenta. “Tenho esperança que, seja com este tipo de iniciativas seja com o trabalho realizado diariamente pelos milhares de voluntários distribuídos pelo país, possamos evoluir e consigamos passar a ser uma sociedade mais justa para com os animais e para com nós mesmos.”

Nenhum comentário: