segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Estações de aluguel de bicicletas começam a ser instaladas no Bairro do Recife


Publicado em 16/12/2012, Às 20:30

Fotos: Roberta Soares

O recifense está mais perto de começar a usufruir do serviço de compartilhamento de bicicletas no Bairro do Recife, que faz parte do projeto de mobilidade do Porto Digital. As primeiras estações de aluguel das bikes começaram a ser instaladas neste fim de semana. Neste domingo (16/12), pelo menos três delas já podiam ser vistas na rua, mesmo que ainda protegidas por plásticos e sem bicicletas. Elas foram instaladas na Praça Tiradentes (em frente ao C.E.S.A.R, no Cais do Apolo), na Rua da Aurora (próximo à Ponte do Limoeiro) e nas imediações do Terminal Integrado de Santa Rita (na calçada em frente ao Rio Capibaribe). Depois que a Prefeitura do Recife decidiu liberar o projeto, o Porto Digital se comprometeu a iniciar a operação do serviço até a primeira quinzena de janeiro.
Inicialmente, serão implantadas na cidade 10 estações de compartilhamento de bicicletas, em locais estratégicos, com 10 bikes cada uma. Cada uma das bicicletas terá um mecanismo inteligente de autoatendimento, travadas por um sistema elétrico. A liberação se dará por meio do uso do celular, seja via internet ou através do atendimento telefônico. Para utilizar o serviço, o ciclista deverá se cadastrar através de um portal da web, pagando R$ 10 mensais. O tempo máximo de utilização da bicicleta é de 30 minutos, devendo o usuário retirá-la numa estação e devolvê-la em outra mais próxima do seu destino.



O sistema é o mesmo implantado faz tempo no Rio de Janeiro e, mais recentemente, em São Paulo e Porto Alegre. A tecnologia é pernambucana, desenvolvida pela Serttel. Confira, no vídeo abaixo,  como funciona o sistema carioca:

Postado por Roberta Soares


http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/deolhonotransito/2012/12/16/estacoes-de-aluguel-de-bicicletas-comecam-a-ser-instaladas-no-bairro-do-recife/

Nenhum comentário: