terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Conhecendo o Rio de Janeiro numa bike


Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste em cima de uma bicicleta



Pedalar no Rio de Janeiro é a atividade física mais prazerosa que existe, principalmente aos finais de semana. É também uma das formas mais baratas de curtir e conhecer uma das mais bonitas cidades do mundo, com predominância de dias ensolarados durante a maior parte do ano. Ou seja, a cidade perfeita para um passeio de bike.
Seu litoral é cortado por ciclovias de boa qualidade. Da praia do Flamengo à praia do Recreio dos Bandeirantes e lagoa Rodrigo de Freitas. Infelizmente alguma parcela da população ainda não respeita a ciclovia, pois insiste em caminhar ou correr pela ciclovia e ainda acha que está certa, uma pena.
Mas, para quem gosta de desafios e de superar suas próprias capacidades físicas, há também as estradas que cortam a cadeia de montanhas do Parque Nacional de Floresta da Tijuca, que propiciam um ótimo passeio de bike. Exige-se um bom condicionamento físico, pois são ladeiras de médio a alto grau de dificuldade, mas que valem a pena o esforço pela paisagem que se tem da cidade do alto dessas vias.



Visualizar Mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro em um mapa maior
Passeio
Nosso bike-roteiro começa na praia do Flamengo, uma pedalada leve em relevo plano, arborizado e com brisa marítima. O passeio tem destaques como o MAM (Museu de Arte Moderna), o monumento aos Pracinhas e a Marina da Gloria, local onde o ciclista pode transitar com segurança, visto que o caminho é patrulhado tanto pela Guarda Municipal como pela Policia Militar; salvo à noite. Mesmo com o patrulhamento noturno, é bom evitar o local.

Nenhum comentário: