segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bicicletas apreendidas poderão ser doadas a escolas de Uberlândia, MG

29/11/2012 19h10 - Atualizado em 29/11/2012 19h10

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/11/bicicletas-apreendidas-poderao-ser-doadas-escolas-de-uberlandia-mg.html

Iniciativa é do próprio pátio da cidade e do Ministério Público Estadual.
Segundo a PM, cerca de 20 bicicletas são apreendidas por mês.

Bicicletas estão enferrujando no pátio em Uberlândia (Foto: Reprodução/TV Integração)
Mais de duas mil bicicletas estão enferrujando no Pátio de Veículos Apreendidos de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Contudo, uma iniciativa do próprio pátio e do Ministério Público Estadual pode resolver o problema e ainda ajudar instituições beneficentes e alunos de escolas públicas.
Por mês, chegam cerca de 20 bicicletas ao pátio, mas apenas uma ou duas são resgatadas. A diária para guardar as bicicletas custa R$20, mas quase ninguém vai buscar. Só no ano passado, a Polícia Militar fez mais de mil apreensões de bicicletas, a maioria relacionada a crimes. “Apreendemos muitas vezes por roubo, transporte de drogas, ou outros tipos de crimes em geral que cabem a remoção do veículo”, explicou o sargento do 13º Batalhão da OM, Luciano Brum.
Outro motivo apontado pela PM para esta situação são as infrações de trânsito. Um adolescente, por exemplo, foi flagrado pegando carona no ônibus e depois fez uma manobra arriscada. Noutro flagrante da polícia, um homem carregou uma criança com um braço e guiou a bicicleta com o outro.
Antes que isso aconteça ou para ainda aproveitar o que resta, o pátio propôs que as bicicletas fossem doadas a instituições de caridade. “Muitas das bicicletas que aqui estão poderiam ser desmanchadas e aproveitadas na construção de cadeiras de rodas”, comentou o assessor de imprensa do pátio, Evaldo Pighini.E ao contrário do que ocorre com veículos, as bicicletas apreendidas não são leiloadas, principalmente por falta de nota fiscal. Com isso, a maior parte das que estão no pátio já virou sucata. Muitas até chegam em bom estado, mas com o tempo começam a enferrujar.
Bicicletas são apreendidas muitas vezes após irregularidades (Foto: Reprodução/TV Integração)Bicicletas são apreendidas muitas vezes após
irregularidades (Foto: Reprodução/TV Integração)
O promotor de Defesa do Patrimônio Público, Luiz Henrique Borsari, está concluindo um Termo de Ajustamento de Conduta para formalizar as doações. Ele disse que parte das bicicletas em bom estado poderão ser doadas a estudantes de escolas municipais com bom desempenho escolar.
“Uma vez apreendidas as bicicletas, serão feitas o rastreamento delas e depois serão encaminhadas a cada uma das instituições, e elas farão um plano próprio para destinação das mesmas. E estamos fazendo isso para incentivar que os alunos, por exemplo, participem da aula, tenham boas notas e sejam educados”, concluiu.

Nenhum comentário: