sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Recife lança serviço de aluguel de bicicletas com dez estações


28/11/2012 14h10 - Atualizado em 28/11/2012 19h27

Prefeito João da Costa e presidente do Porto Digital,

Francisco Saboya, testam bikes. (Foto: Priscila Miranda / G1)Prefeito do Recife, João da Costa, lança serviço de aluguel de bicicletas (Foto: Priscila Miranda / G1)

Ao custo de R$ 10 por mês, usuário pode usar bicicleta várias vezes ao dia.
Ideia é que pessoas usem a 'magrela' para percorrer pequenas distâncias.

A Prefeitura do Recife assinou, nesta quarta-feira (28), o contrato que permite que o Porto Digital utilize o espaço público da cidade para instalar um sistema de aluguel de bicicletas nos bairros do Recife, Santo Amaro e Santo Antonio.
De acordo com o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, o prazo de funcionamento do bicicletário é de 30 dias úteis contados a partir da assinatura. "Acredito que entre o final de dezembro e início de janeiro o sistema já esteja funcionando", disse.
O prefeito João da Costa destacou o uso da bicicleta ao redor do mundo. "O que a gente está fazendo aqui é uma prática comum em outras cidades do planeta. A questão do trânsito é um problema no mundo inteiro", disse o prefeito.
O sistema
A ideia é que as pessoas usem o veículo para se deslocar entre pequenas distâncias, diminuindo o trânsito e incentivando um novo estilo de vida. Serão dez estações, instaladas em pontos de grande movimentação nos bairos de Santo Amaro, São José e Bairro do Recife, todos no Centro da capital pernambucana.
O sistema é bem simples. A pessoa vai se cadastrar em um site, que ainda será divulgado, e para isso é preciso ter uma linha de telefone celular e uma conta bacária. O custo de R$ 10 ao mês será debitado no cartão de crédito do usuário. O pagamento dá direito a 30 dias de aluguel.

Nenhum comentário: