sexta-feira, 13 de abril de 2012

Os benefícios do ciclismo praticados com realidade virtual

A lista é bem extensa, e ficou maior ainda. Foi publicado recentemente no American Journal of Preventive Medicine uma pesquisa que conclui que a prática do ciclismo em ambientes equipados com realidade virtual estimula as atividades cerebrais de adultos entre os 58 e 99 anos de idade. O “cyberciclismo” traz mais benefícios para corpo e cérebro para essa faixa etária do que apenas o ciclismo.

O estudo foi conduzido com 101 participantes. Os indivíduos foram divididos em dois grupos. O primeiro praticou a atividade interagindo com projeções em 3D. O segundo fez a atividade sem nenhum estimulo visual, apenas pedalando.

Os grupos praticaram as atividades de duas a três vezes por semana. Os resultados foram analisados depois de três meses e ficou constatado que os “cyberciclistas” obtiveram melhora mais significativa das funções executivas. Essas funções coordenam o planejamento, supervisão e execução de atividades complexas ou novas para o indivíduo. Foi verificada também a sensível redução da probabilidade do desenvolvimento do Declínio Cognitivo Leve (DCL), problema que pode levar à demência em poucos anos.

A atividade incrementada com a realidade virtual estimula o indivíduo a tomar decisões, traz desafios como incentivo e torna a atividade menos repetitiva e mais prazerosa.

Segundo Cay Anderson, doutor e pesquisador do Laboratório de Neuropsicologia e Envelhecimento Saudável do Departamento de Psicologia do Union College, de Nova York, “navegar por paisagens em 3D, prever curvas e competir com outros exige mais concentração e atenção dividida, além de aprimorar a tomada de decisões”.

A pesquisa é animadora e apresenta um panorama positivo para o desenvolvimento voltado ao lazer da realidade virtual, que comumente é vista como destinada a jovens.

http://style.greenvana.com/2012/os-beneficios-do-ciclismo-praticado-com-realidade-virtual/

Nenhum comentário: